Leitura e escrita para crianças: dicas para os pais

O processo de da leitura e escrita é uma etapa importante no desenvolvimento das crianças. Leia mais sobre o assunto!

O processo de aquisição da leitura e escrita é uma etapa importante no desenvolvimento das crianças. É um momento em que elas estão se familiarizando com o mundo das letras e das palavras, e construindo as bases para a comunicação escrita. Mas como podemos apoiar nossos filhos nesse processo de aprendizado?

Incentive a participação em práticas cotidianas de leitura e escrita

Desde cedo, é importante que as crianças estejam expostas a situações que envolvam a leitura e escrita, mesmo que ainda não saibam fazer isso convencionalmente. Incentive-as a participar de práticas cotidianas como a leitura de obras literárias e gibis, o uso do calendário, a produção de notas, pedidos e mensagens, a lista de mercado, a lista de convidados para aniversário, notícias ou eventos para compartilhar, e identificação dos produtos através das embalagens. Essas atividades são pertinentes para provocá-las a refletir sobre a escrita e o seu uso.

Tenha em casa fontes seguras para que a criança possa consultar

Ensinar a pesquisar em fontes confiáveis é um conteúdo imprescindível na alfabetização. Por isso, tenha em casa uma diversidade de possibilidades nas quais as crianças podem consultar para produzir suas escritas. Exemplo de boas fontes de consulta para ter ao alcance das crianças, sempre que possível: títulos de livros, lista do nome dos familiares e colegas, embalagens.

Estipule na rotina um momento de leitura e escrita para as crianças

As crianças aprendem a ler de maneira ativa, participando de diversas práticas sociais de leitura e coordenando informações sobre o texto e o contexto. Proporcionar também situações diárias de leitura pelo adulto, cotidianamente, para além de refletir sobre a escrita, é uma situação favorável à formação do comportamento leitor e um ambiente de encontro, prazeres e descobertas. A literatura potencializa o desenvolvimento das crianças, contribuindo de maneira inquestionável com a formação dos sujeitos.

Autorize a leitura e escrita da criança por ela mesma

É importante lembrar que a escrita é uma construção gradual. Encoraje seu filho a escrever utilizando as suas próprias hipóteses de escrita, sem apagar suas produções:

Seja honesto com a criança e diga: “Eu sei que você ainda não sabe escrever da forma correta, você está aprendendo! Mas para que eu possa te ajudar, preciso que escreva do jeito que você sabe”.

Ao apoiar as crianças na leitura e escrita, estamos contribuindo para que elas desenvolvam habilidades fundamentais para a vida e, além disso, estamos ajudando-as a descobrir o prazer que a literatura pode proporcionar. Compreender as crianças como seres pensantes, críticos, que têm voz, que têm direito de ler e escrever com sentido, ou seja, sujeitos que produzem cultura e têm o direito ao acesso a ela, é fundamental para o seu desenvolvimento e formação como indivíduos.

Além disso, é importante ressaltar que a alfabetização não se trata apenas de aprender a ler e escrever, mas sim de desenvolver habilidades e competências que permitem que as crianças sejam capazes de se comunicar e interagir com o mundo ao seu redor de forma efetiva.

Agende agora mesmo uma visita à Escola Gênesis e descubra como podemos ajudar no desenvolvimento dos seus pequenos 🙂

Referências: