A Feira Literária da Gênesis – FLIG 2025 – atualmente se tornou tradição em nossa escola; um evento anual que celebra a literatura e incentiva o hábito da leitura entre as crianças.
Para este ano, trouxemos o tema: “Pindorama e as vozes da nossa terra“, uma imersão na riqueza cultural do nosso país, que aconteceu de 24 a 28 de março. Em síntese, destacamos as narrativas que ecoam a partir de diferentes territórios e tradições.
Antes de tudo, nesta edição, demos visibilidade a autores que, inspirados em suas raízes, transcendem fronteiras e marcam a literatura brasileira com suas obras.
Durante os dias da FLIG 2025, a Gênesis se transformou em um verdadeiro palco para a literatura, com diversas atividades que encantaram as crianças. Entre os destaques, a presença de incríveis autores baianos, que em seguida, compartilharam suas experiências e paixões pela escrita, bem como seus livros encantadores.
A sessão de autógrafos foi um momento especial. Nesse ínterim, os alunos puderam interagir com os autores e levar para casa um pedacinho da magia literária.
Ocasionalmente, dentre os autores convidados, destacamos alguns nomes importantes da Bahia como: Marcos Cajé, Luiza Meireles, Emília Nuñez, Renata Fernandes, Denízia Cruz, Genilson Taquari e Carla Bittencourt.
Na FLIG 2025, a leitura se transformou em uma experiência envolvente e cheia de descobertas!
As contações de histórias, com seus personagens cativantes e narrativas envolventes, transportaram as crianças para mundos de fantasia e imaginação.
Dessa forma, tivemos as Sessões Simultâneas de Leitura, e as crianças escolhiam previamente, a partir de um painel de resenhas, a história que queriam conhecer — mas sem saber quem seria a professora responsável pela leitura.
Como resultado, em cada sala, uma professora apresentou um livro diferente de forma instigante, despertando curiosidade e expectativa. Posteriormente, a leitura aconteceu e, ao final, as crianças tiveram espaço para compartilhar suas impressões, sugerir conexões e expressar seus pontos de vista.
Nesse sentido, essa situação didática não apenas fortalece o prazer da leitura, mas também transforma a escola em uma comunidade leitora, onde ler é explorar, trocar e construir sentidos juntos.
Juntamente com as crianças, tivemos a oportunidade de promover diversas atividades, tais como: oficinas, sessão de cinema (curta metragens indígenas) e workshops, no qual puderam desenvolver suas habilidades de escrita e explorar diferentes gêneros literários.
A sessão de cinema, nesse meio tempo, com filmes inspirados em obras literárias, foi um sucesso entre as crianças, que puderam vivenciar a magia da literatura em diferentes formatos.
A leitura é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Através da leitura, elas expandem seu vocabulário, da mesma forma que desenvolvem a imaginação, aprendem sobre diferentes culturas e valores, e aprimoram suas habilidades de comunicação e escrita.
Em síntese, a FLIG 2025 foi uma oportunidade única para incentivar o hábito da leitura, mostrando que a literatura pode ser divertida, envolvente e transformadora.
Acima de tudo, ao cultivar o amor pela leitura desde a infância, estamos construindo um futuro com cidadãos mais críticos, criativos e conscientes.
A Gênesis sempre valorizou a literatura como parte fundamental da formação de seus alunos. Similarmente, por meio de projetos como a FLIG 2025, buscamos despertar o interesse pela leitura, incentivar a produção literária e promover o contato com autores e obras relevantes.
Como resultado, acreditamos que a literatura é uma ferramenta poderosa para a transformação social e individual, e que a leitura é um hábito que deve ser cultivado desde a infância.
Em suma, agradecemos a todos os participantes: autores, famílias, crianças e equipe Gênesis por tornarem a FLIG 2025 um evento inesquecível. Em especial, às nossas crianças, por desfrutarem de cada momento nesse mundo de aventura literária. Até ano que vem!
O hábito da leitura transforma a infância
A importância da leitura na educação infantil – BNCC
Qual a importância da leitura na educação infantil?